quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ciclismo :)

Para mim ser ciclista é um modo de vida, não me consigo imaginar fazer outra coisa.

Pegar na bicicleta, sair para treinar, seja para as montanhas do Gerês, seja ir para a beira mar, um treino é um momento magico sem o qual não conseguiria viver. Abracei este desporto ainda era uma criança. Fascinava-me a ver as batalhas do Jan Ulrich com o Lance Armstrong. No dia seguinte pegava na minha bicicleta e ia treinar com outro estímulo, queria andar, sofrer e vencer cada vez mais. Tenho o sonho de fazer o tour e sentir o carinho que os adeptos do ciclismo têm para com os ciclistas naquela competição. Ambiciono chegar sempre mais longe e para isso conto com a ajuda de pessoas importantes na minha vida. Pois isto de ser ciclista não é só pedalar. Temos que estar tão bem psicologicamente como fisicamente e para isso conto com o apoio dos que me são mais próximos, dos amigos que só me querem bem e que me tentam aconselhar bem como o carinho de todos aqueles que puxam por mim na berma da estrada. É por mim e por todos vocês que me dedico tanto e festejo as vitórias com tanta emoção.

No ciclismo passei por bons e maus momentos, felizmente os bons suplantam os maus e sinto-me abençoado por ter esta vida. Os momentos que passa-mos durante os treinos, a camaradagem existente nas equipas durante as competições, a partilha de histórias antigas que tanto nos fazem rir e relaxar, o poder contar sempre com um amigo num momento difícil de uma etapa, são momentos mágicos que me fazem crescer como ciclista e como homem.

Obrigado a todos.

6 comentários:

  1. Epa tu és mesmo bom a escrever. Fogo, eu sabia que tu eras artista mas desta vez suplantas te a concorrencia. Tiro te o chapeu. lol
    Vitor Silva

    ResponderEliminar
  2. Muito bem Tiago. Adorei ler o que escreveste. REalmente ser ciclista é algo mágico, seja profissional ou não. Todo o sofrimento que passámos a treinar tem um sabor especial, porque fazemos aquilo que gostámos, embora eu não o possa fazer quando quero. Um abraço muito grande para ti. E ainda te lembras daquela historia da foto???? Ainda a quero, mas agora já a podemos tirar com a camisola de campeão nacional :)
    Grande abraço, Pedro Brandão.

    ResponderEliminar
  3. Perante tão específica designação do que é para ti ser ciclista, podemos depreender que essa é uma forma de atingires o teu mais alto nível. Independentemente daquilo que fazes e que esta tua actividade profissional, é evidente o teu grau de entrega e profissionalismo. Tal como é caracteristica também em ti, essa pré-disposição para treinares todos os dias, com esse afinco e empenhamento elevado ao máximo das tuas forças. Tão essencial para alcançares o teu sucesso. Para isso, continuarás a confrontar-te com os teus proprios limites e ultrapassando-os sempre. Tanto ao nivel fisico, quanto na componente psicologica. Sem que para isso hajam regras fixas, mas sim em que encontres as tuas e fiques o mais proximo possivel, daquilo que pretendes atingir. Que são as proximas vitórias mais que merecidas. Uma delas a da proxima Volta a Portugal!
    Em suma, toda essa dedicação ao ciclismo, tem a vertente de acrescentar experiência de vida a um grande atleta como tu! De grandiosa capacidade fisica e um poderoso ego, que te ajudará a transformar os teus instintos em decisões vencedoras!
    Continúa a ser quem és! Serás sempre um campeão!

    Maria J.

    ResponderEliminar
  4. Viva campeão!

    Eu sei que deveria estar aqui a comentar as tuas palavras, que diga-se que mostram aqui um homem que escreve com alma...mas vou optar por deixa um comentário noutro sentido e inevitável nesta altura.

    Hoje foi apresentada a volta e o Joaquim Gomes já disse algo que já tardava..."temos que contar com o jovem Tiago Machado"...

    Parece que este ano já vão aumentar as tuas responsabilidades, ou seja, serás o nosso Tuga, pelo qual todos nós esperamos ver vestido de Amarelo quando se der a chegada à meta final.

    Desejo-te desde já as melhores felicidades e muita sorte,porque a sorte também faz parte dos corajosos e audazes..

    Se me é permitido, não és só tu que tens esses sentimentos profundos e marcantes...o ano passado na ultima etapa em Felgueiras aquando da primeira subida, estava lá a ferver por ti,quando passas-te e vi a tua mão com a tua mana ao colo e tu com aquela garra toda, foi algo que me marcou profundamente.

    Espero ter que ir de propósito a Viseu só para te ver de Amarelo...lol...

    André Silva

    ResponderEliminar
  5. Parabéns campeão!! Sei que já são atrasados mas não deu pra passar cá antes. Foi pena não conseguires a vitória no Troféu Joaquim Agostinho, mas foi por pouco. Agora na Volta é dar tudo e mostrar ao pessoal da Liberty que não é preciso utilizar golpes baixos pra vence... Boa sorte! Abraço

    ResponderEliminar
  6. Daqui a pouco eis o Tiago a escrever um livro :P
    Tas lá labrego!! eheheh

    ResponderEliminar